terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ensinamentos da Vida...

Quero expressar um pouco sobre a sociedade e suas implicações, influencias e determinações...
Hoje estava refletindo sobre alguns assuntos e cheguei a um titulo importante, a sociedade é justa consigo mesma? Nós somos justos com o mundo? Sabemos o que queremos? Sabemos onde estamos? Justo o que é ser justo? Justo é aquele que necessariamente segue seus princípios defendendo as suas vontades com ética e sabedoria não desviando dos seus objetivos, às vezes o fato de ter que ser duro com alguém não lhe define como uma pessoa justa com seus princípios, então para ser justo de verdade devo ser ético com princípios definidos por si mesmo, dentro de si... Avaliando fatores externos e internos conseqüentes de pontos que interessam a dois lados. É como cita o livro "O príncipe" de Nicolau Maquiavel, para conhecer seu principado deverá ser e estar com ele.
Acredito que hoje não somos justos com o mundo, pois temos que analisar dois lados o corpo e a alma, acredita ser capaz de alterar meu destino, mas não capaz de mudar o final.
O mundo não sabe o que queremos, as pessoas não sabem o que querem, se perguntar para dez pessoas o que elas querem possuir em três anos com dificuldade responderão e se responderem não serão totalmente justos com a resposta ou sinceros no total. Em uma entrevista de emprego temos como base, sempre lhe é questionado, como você sê vê em cinco anos? Cuidado a resposta poderá definir seu futuro dali em diante. Detalhe antes de saber onde queremos chegar temos que saber onde estamos ou o que somos de forma clara e explosiva isso vai interferir onde podemos chegar. Ah não se abale se ainda não saiu do lugar, na percepção de outras pessoas esse pode ser um lugar e tanto. É necessário entender quem, como e onde estamos, isso faz parte do crescimento individual e se todos conseguirmos isso seremos uma sociedade rica.
Quando completava meu curso da Faculdade vi um vídeo muito interessante, contava a historia da SONY isso na década de 1940 após um ataque dos Estados Unidos ao Japão que acabou com a guerra e a sua missão era reconstruir o Japão, além de inteligência e tecnologia eles tiveram uma coisa muito importante missão eles definiram um objetivo e conquistaram-no. Isso é valido a nossa missão poderia ser dar ao mundo o que ele precisa para sobreviver.
Contudo ainda temos muito que aprender, a crise mundial econômica é uma prova, temos que fazer nossa lição de casa e colocar clara nossa missão para com nossas vidas definir objetivo e por mais que cheguemos a cair mil vezes teremos que ter força para levantar mil e uma vezes, é como Thomas Edson disse quando questionado sobre seus dois mil fracassos ao inventar uma lâmpada e ele responde com sabedoria que descobriu duas mil formas de como não inventar uma lâmpada.
Essa é uma lição simples que levo comigo para meu futuro pois ser feliz de verdade é não penas atingir o sucesso, mas é estar feliz com o que conquistou.

Por: Sergio Soares.

2 comentários:

  1. Sem palavras... mas não se pré-ocupe, ocupe-se pois elas há de surgirem!

    "Esse é o inicio do fim"

    ResponderExcluir
  2. Sociedade? Justiça?
    Não vivemos em sociedade, somos egoístas, ainda que temos idéias que podem ajudar o próximo, ainda sim estamos pensando somente em nós.Quer dizer; em "eu".
    A Ética aquela vozinha interior qual todo ser humano ouve como se fosse um demoninho e um anjinho de desenho animado nos indicando qual caminho é mais justo a seguir? Aha! tá bom que isso funciona!!!Denovo entra o câncer da alma o...EGOÍSMO" ou.. qual justiça falamos, a dos justiça dos homens? Quem disse que a "justiça dos homens é verdadeira e realmente justa? Eles próprios determinram isso? Denovo egoísmo, eles determinam e temos que obedecer, ainda que nossa "etica" a contrarie; Isso tem um leve cheiro de ditadura....MAQUIAVÉLICA.
    Crescemos individualmente e aos poucos a sociedade floresce seguindo como cegos tudo que lhes é oferecido sem replicar, sem questionar,pensam!!!!.É de graça? Que eu ganho com isso? Então ela se forma toda deformada, aparentemente ela está diante dos nossos olhos, mas ela realmente existe? Já parou pra pensar que vivemos individualmente como do lado partidário "esquerdo", mas idealizamos a "direita", isso será amor? Na verdade, na verdade, tentamos enganar a outrem, enganando-nos a nós mesmos, mas lá no fundo do nosso "coração" a Ética nos diz que não enganamos nada nem ninguém. Você só é enganado se.. se deixar ser enganado. Todos os dias erramos e nem por isso desistimos, fracassamos mais que acertamos, mas estamos ai pra criar uma "sociedade" feliz, não movida a grandes fracassos, mas a pequenas vitórias que nos tornam grandes e fazem com que os fracassos sejam simplesmente ignorados.

    ResponderExcluir