sábado, 31 de janeiro de 2009

O por que da depêndencia química.



Hoje é comum ver pessoas usando drogas, hoje o mercado de entorpecente é muito lucrativo e por outro lado é um dinheiro sujo que estraga famílias e traduz a deficiência de usuários. Por que uma pessoa consome bebida alcoólica ou por que usa drogas?
Essa é uma pergunta que mães, pais e outras pessoas se fazem quando alguém próximo esta se destruindo com esse tipo de vicio, o mundo se depara com um problema cada vez mais presente em seus lares.
Quando menos espera uma mãe recebe a noticia ou descobre que seu filho é dependente químico ou se marido é um alcoólatra que quando chega em casa destrói tudo que levaram anos para conquistar, mas será que pensaram antes do porque acontece isso.
Primeiro ponto uma criança quando quer atenção o que ela faz? Simplesmente chama a atenção da mãe, quando uma pessoa se torna dependente químico ou alcoólatra podemos aderir a atenção com um dos fatores e outro fator é a relação somando isso a traição um desejo carnal que sobressai ao sentimento, um pai alcoólatra continua amando seus filhos e sua mulher só que seu relacionamento definiu-se com o tempo como um relacionamento insolúvel, aquele que não tem mais a ver com a vida que ele gostaria de ter, a influencia dos amigos pode ser um fator de peso para que um não dependente químico ou alcoólatra acaba se tornando um dependente declarado.
Mulheres, homens e jovens a cada dia aderem mais e mais a este tipo de refugio para suas vida, uma forma de esquecer problemas e se defenderem dos sentimentos ruins, para combater isso todos temos que ter um controle emocional muito bom. A perda de uma pessoa próxima, uma relação insustentável, uma vida difícil e outros fatores. Se você faz uma entrevista de emprego e não é convocado, acaba acreditando que não tem capacidade de ser o que pode ser conforme seu sonho e ainda pior quando você namora uma garota linda, porém gosta de minimizar com adjetivos frios ela te excluirá da vida e como ela tem um sentimento por ti acabará com a própria vida tentando estar ao seu lado.
Hoje é simples encontra e ter alguém, só que é difícil descobrir que ama alguém, as pessoas amam só que crucificam sem saber o que realmente estão sentindo o fato de existir um dependente químico ou alcoólatra não deduz a definição de um não humano por que aos olhos de DEUS todos somos filhos e poderemos ajudar um ao outro por que se todos somos filhos de DEUS somos irmãos.
Pensar sobre isso é um exercício pratico, pois tenho certeza que um dependente químico ou alcoólatra tem um problema e este problema quem pode encontrar é a pessoa que o ama.

Por: Sergio Soares.

Um comentário:

  1. É amigo, enxergo essa questão de usos de "drogas", literalmente esse é o nome perfeito para definir esse "objetos", muito mais que uma questão social, cultural ou quaisquer que tenham determinado a origem. No entanto vemos que todo ser humano tem alguma dependência, seja lá qual for esse vício, e à partir do momento que não conseguimos ficar sem algo que satisfaz nosso corpo, mente ou alma, seja lá qual for a origem, isso já é pra nós uma droga.
    O vício nos controla, é como se estivessemos entregado nosso dominio próprio a outrem e esse devagar toma nosso lugar e nos comanda a ponto de não mais conseguirmos conscientemente comandar a frente da situação.Quando essa dependencia é química então nem me fale!!! é um corpo estranho qual o corpo humano rejeita a todo custo, mas se é psicologicamente sujeitado acaba tento que se adaptar na "marra". Daí provêm as conflitantes personalidades, quais sustentam as brigas e discusões entre familiares e grupos sociais, levando-o a abrir mão dos valores que verdadeiramente tras satizfação ao ser humano. Isso acarreta todos os tipos de sentimentos fracos quais concordo que somente "o Amor" pode libertar, mas onde está esse "Amor' que tem esse poder de quebrar essas amarras que o convenceu que o uso é bom e satisfaz suas necessidades? Essa já uma questão espiritual e nós não temos esse amor capaz de suprir o lugar do vício, nós não o temos..... Quem o Tem?
    Como poderei ajudar alguém em suas necessidades se já estou farto das minhas...
    Sempre pergunto:..._É um problema? e eu mesmo respondo:...._Se é um problema há uma solução, se não há solução então é porque não é um problema!!!

    ResponderExcluir