sexta-feira, 20 de março de 2009

Recessão


Hoje vamos conhecer um pouco sobre o que é a tão temida "recessão" desta crise em que o Mundo vive.
Recessão é uma atividade incomum para um pais onde se constata uma queda do PIB - Produto interno bruto por 2 trimestres consecutivos, avaliada esta queda no PIB que simboliza o crescimento de uma nação o pais entra em recessão.
Imaginem o Brasil com uma queda, pois os grandes compradores mundiais estão em recessão para onde nós iremos? Cair em recessão.
O PIB brasileiro em 2007 ficou acima de 5% dando ao Brasil o 8º lugar dentre todas as nações mundiais, e no ao de 2008 o Brasil foi eleito um pais confiável para investimento aos olhos do mundo com uma economia sólida, claro está entre as 10 primeiras do mundo a frente de grandes como Rússia.
No ano de 2008 o quarto trimestre deu um susto com um recuo de 3,6%, apesar do resultado negativo, no ano todo, o PIB cresceu 5,1% em 2008 e somou R$ 2,9 trilhões. Este recuo foi o maior registrado desde 1996, se o próximo trimestre tiver uma queda relevante entraremos em recessão, uma nota divulgada pelo site Uol acesse o link: http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/03/10/ult4294u2326.jhtm menciona a possibilidade de o Brasil entrar em recessão nos próximos meses.
No entanto o governo não menciona a possibilidade de recessão por parte do Brasil, vamos parar pra pensar quem vai crescer no mundo tendo em vista que vivemos uma crise de impacto Global, é claro que não temos que ser pessimistas, mas tudo indica que o Brasil entrará sim em recessão no meio do ano de 2009 basta o IBGE constatar, mas uma nova contração da economia.
A recessão trará as seguintes tomadas, resultará na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas, ainda do ponto de vista dos empresários trará uma restrição às importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa para que nossa nação não entre em falência. Para nós consumidores significa restrição ao crédito, juros altos e desestimulo para compras e para trabalhadores BAIXOS SALÁRIOS E DESEMPREGO.
Bom diante deste entendimento temos um consolo a recessão é considerada no ponto de vista econômico de um pais um ciclo comum pois seria pior ter uma depressão, que ressalta o ultimo dos males a se esperar de uma economia como falecias de empresas, crescimento anormal do desemprego, baixos níveis de produção e investimento, redução das transações comerciais, alta volatilidade do câmbio com deflação ou hiperdeflação, e crise de confiaça generalizada.
Isso é onde pode chegar o que o mundo tanto fala, mas a crise quem vive são os grandes e acreditamos que o Brasil consiga se transpor a esta dificuldade tão intensa e internacionalmente explicita.

Por: Sergio Soares

Um comentário:

  1. Inteligente, bem expressivo, palavras claras e informações valiosas.^^ Bom blog

    ResponderExcluir