quinta-feira, 19 de março de 2009

O habito da inovação.

Inovar, o que pensamos quando ouvimos alguém pronunciar esta pequena palavra de "seis" letras?
Hoje empresas como Santander que já tem um posicionamento de inovação traduz o sucesso dos colaboradores que atribuem esta capacidade de inovar sempre, muitas empresas se prendem ao bom que sabem fazer hoje, podemos garantir que quem se destaca tem o melhor serviço, mas uma forma de sobressair é inovar para assim criar um vinculo maior com o sucesso.
O Instituto Euvald lod - IEL/SC, destacou nesta quinta feira dia 19 as empresas destaque em inovação com intenção de que as empresas associem a inovação em seu planejamento estratégico (noticia publicada no site http://www.revistaportuaria.com.br)
A inovação esta presente na vida das empresas e estas empresas buscam independente de seu segmento pessoas com a capacidade de inovação constante permitindo assim como já disse o Inglês Rowan Gibson que publicou um livro chamado "Repensando o Futuro" em 1999. Buscar a "inovação continua" (noticia publicada pela revista Você S/A Março).
Hoje soluções inovadoras são claras e muitas idéias não são levadas a sério por lideres, às vezes a idéia mais chula poderia ser a oportunidade que todos esperavam a anos para sobreviver, bastaria apenas ter sido enxergada de outro angulo.
Reavaliar conceitos propõe uma nova ótica direcionada à capacidade de criar novas saídas para um problema. Muitas pessoas não gostam de problemas no mundo corporativo e está certo ninguém espera ter problemas, porem sem eles não seria possível testar a capacidade de solução, contudo uma nova situação pode trazer outra bem melhor que a primeira, uma ação traz uma inovação uma falha traz uma solução e assim podemos viver sempre agregando muito mais.
Vamos imaginar um produto, aquela marca de sabonete ou o refrigerante que tomava a pelo menos uns dois ou três anos atrás eles não são como hoje, tiveram que mudar, pois as coisas apenas mudam. E um exemplo clássico são as empresas de escovas de dente, sempre criam algo novo para vender seus produtos, uma hora cria uma escova que limpa os dentes, a outra que limpa a boca e a ultima elabora uma escova criando uma idéia de que a o utensílio inibi o crescimento de bactérias.
Algumas empresas mudam seu posicionamento atribuindo assim um novo conceito estratégico para seus negócios e empresas que mantém uma estratégia com base em inovação preocupam-se muito com este conceito, portanto o mais correto na hora de procurar uma empresa é avaliar o posicionamento e qual a estratégia de negocio, isso poderá facilitar sua entrada e conciliar a idéia da empresa com a sua idéia, portanto podemos nos encaixar com os nossos e os atributos da empresa.

Por: Sergio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário