sexta-feira, 6 de março de 2009

Planejamento estratégico


Hoje vamos discutir sobre um plano estrategico para realização de um objetivo.


Um planejamento estratégico é um processo gerencial que permite uma formulação de objetivos
de forma assertiva levando em consideração o ambiente interno e externo da empresa ou pessoa além de sua evolução. Deve ser coerente e sustentável levando em consideração premissas básicas e mensuráveis.
Muitas pessoas não sabem do que se trata ou até mesmo como usar um planejamento estratégico, hoje um planejamento é essencial para uma empresa que quer lançar um novo produto ou se fortalecer no mercado ou até mesmo este pode ser usado para sua vida contribuindo em um resultado final esperado.
Muitas pessoas não conquistam uma posição profissional melhor e assim culpam resultados da empresa ou até mesmo culpam outros pelos seus erros, caso esta pessoa tivesse pensado antes e planejado de forma especifica e cautelosa com certeza teria conquistado seu resultado.
Traçar um objetivo é o primeiro passo, saber onde esta é fundamental, seguir uma política de valores pode contribuir é saber que é você, identificar a necessidade de melhoria pode também contribuir com um planejamento sólido e perspicaz a meu ver o ponto culminante é, eu quero ser ou conquistar o que? Essa pergunta é a ponta o iceberg que consequentemente vai te trazer inúmeras possibilidades, lembra daquela pergunta que seus pais fazem quando se é criança? O que você quer ser quando crescer, já deduz fatos importantes.
Um objetivo se faz necessário em muitos momentos de pessoas ou de empresas, uma missão e uma estratégia é importante.
Então primeiro crie sua missão e responde ela com uma visão/estratégia e consequentemente elabore um plano estratégico que planifique os passos que você tem que conquistar para atingir seu objetivo, fomente a elaboração e siga ela a risca, em seguida você pode se avaliar para assim identificar alguma ineficiência no processo, pois com certeza irá conquistar seu objetivo.
A estratégia é clara e é fundamental na vida social, quando você quer sair de casa elabora um caminho, quando chegam as contas você distribui o dinheiro e já sabe quanto vai sobrar.
Em suma um planejamento estratégico se faz necessário para uma conquista qualitativa e não apenas quantitativa, portanto plenje sua vida e elabore caminhos mais faceis e não sofra com surpresas inesperadas.

Por: Sergio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário