quarta-feira, 29 de julho de 2009

Abrace seus clientes


Um livro que defini perfeitamente um ponto de vista, que deveria ter sua indeias aplicadas em treinamentos pelas empresas prestadoras de serviço. Neste livro o escritor Jack Michell dono e presidente de uma rede de lojas de roupas estadosunidense, mostra com exemplos claros como sua empresa se destaca nos negócios e o seu sucesso apenas seguindo uma filosofia o “Relacionamento com Clientes”.

Além de trazer e nos mostrar exemplos claros baseados em seu negocio ele nos cativa a demonstrar o respeito que nossos clientes merecem, com humildade, respeito, bom direcionamento, compreensão e honestidade percebemos cada vez mais como podemos conquistar nossos objetivos.

Embora o titulo do livro trate-se de um abraço ele usa de forma linda que um abraço é definido por suas ações, quando se trata de forma amigável e carinhosa um cliente se conquista sua confiança, quando se trata como apenas mais um consumidor você perde o respeito e também um cliente importante, pois se torna claro quando se perde um cliente perde um bom negocio.

Hoje e sempre como costumo dizer sempre temos o que aprender, e esse livro nos dá uma lição de como se relacionar e o importante é que ainda podemos levar esses ensinamentos para atribuir valor a seus produtos e serviços. Gostei muito de algo que ele disse, quando lhe questionado: “Um cliente pediu para provar uma peça que estava na vitrine de uma outra loja, o vendedor lhe negou alegando que não poderia retirar da vitrine, pois estragaria sua arrumação” e a outra historia é “um cliente pediu para usar um telefone e o vendedor o direcionou para o telefone publico a três andares para baixo” ele deixa claro, é importante a vitrine? Sim, mas e o seu cliente? Mais ainda, para deixar claro a vitrine é importante, mas o seu cliente é muito mais, e o uso de um telefone? Custa oferecer o telefone da própria loja e fidelizar seu cliente, ou seja, dar um bom abraço.

O relacionamento com seu cliente é fundamental, então adote essa filosofia e tenho certeza que terá ainda mais sucesso em seus negócios. Você que trabalha no ramo de serviços use essa dica e leia essa obra que com certeza lhe ajudará a compreender a importância de seus clientes, pois como Jack Michell disse “Uma empresa sem cliente e colaboradores não terá negocio”.

Por: Sergio Soares

3 comentários:

  1. Legal. Vou ler, o seu resumo me deixou bem curiosa, gosto muito desse tipo de leitura. Depois te digo o que achei.

    Veronica

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com vendas, e um amigo que se destaca todos os meses me informou que lia muito temas sobre vendas e sem querer deixou escapar o nome deste livro, dizendo que esta leitura mudou a vida dele na empresa. Acabei de comprar online, agora é so esperar chegar!, bom ano e bons negócios.

    André

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom! Nao canso de ler.. e cada vez que leio aprendo coias diferentes.
    Quem comprar nao vai se arrepender..
    São dicas muito valiosas que se aplicam no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir