sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pesquisa de mercado:


Muito se fala sobre essa ferramenta, a pesquisa pode ter grande precisão na descoberta de um mercado potencial, desde que saiba como usa-la.
Muitos profissionais da área de marketing se vêem diante de uma necessidade de descoberta e com isso revigoram o uso dessa ferramenta tão útil e uma das minhas preferidas, concluo reforçando se souber quando, com quem e para que usar atingirá muito bem seus objetivos.

Onde?

"Uma pesquisa depende muito da necessidade da empresa"

Uma empresa pode ter a necessidade de identificar seu publico e o potencial de vendas em determinado mercado, avaliando seus concorrentes, pode ter a necessidade de reposicionar sua marca e assim identificar qual a imagem de sua marca aos olhos do consumidor e outras inúmeras situações podem se fazer necessário o uso da pesquisa de mercado.

Enfoque:

Antes que seja criada a pesquisa existem algumas fazes essencial a principio temos que entender a empresa, na preparação de um briefing que será apresentado a ela, isso contribuirá para duas coisas: primeiro, compreender a empresa e segundo inciar a descoberta sobre o problema de pesquisa que fomentará a criação e a confirmação sobre o uso desta ferramenta.
Esse processo estratégico deve antes de tudo ser muito bem elaborado, pois mexe com muito mais do que um simples rascunho sobre perguntas e respostas, ela deve ser elaborada com base em detalhes que surtirão em um resultado plausível.

Etapas:

Definição do problema de pesquisa, essa parte se refere aos objetivos e as alternativas de decisão, inspirar no problema/oportunidade e por fim definir o objetivo. Essa descoberta do problema e ou oportunidade são de extrema importância para o pesquisador identificar as reais necessidades que devem ser consideradas.

Criação e desenvolvimento de um plano de pesquisa, que deve ser muito claro e definido com base no objetivo, pois ele irá nos fornecer a precisão do que desejamos. Nesse critério podemos levantar tópicos e discutir de varias formas como uma pesquisa de observação, discussão de grupo e pesquisa experimental dentre outras.

A coleta de dados é uma etapa muito importante, pois nela descobrimos resultados pesquisados, assim podemos nos deparar com situações adversas, como respostas tendenciosas e mentiras entre outras, para que isso não ocorra o entrevistador deve ser bem racional e imparcial, e as perguntas de forma clara e que explane apenas o objetivo levando ao entrevistado a necessidade de uma resposta sincera.

Tabulação dos Resultados, essa etapa gera-se um resultados com os dados pesquisados.

Avaliação dos resultados, nessa etapa podemos definir como a tomada de decisão, conforme Kotler (2006) se traduz na real precisão, definir se continua com o projeto.

Existem varias maneiras de classificar as pesquisas de mercado como:

Exploratória: em uso de dados secundários como revistas, livros, dados do mercado.
Conclusiva: que se faz de forma clara com perguntas e possui procedimentos muito bem estruturados.
Descritiva: não interpreta individualmente, mas sim em grupos identifica o enfoque definido e não interfere no foco pesquisado.
Causal: simplesmente mede os dados de um fenômeno ocorrido e suas causas.


Conclusão:

Todos os dados desse artigo foram baseados em estudos do escritor e renomado pensador Philip Kotlher, e interpretados por Sergio Soares.

Por: Sergio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário