quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Profissionalismo? Onde?









Hoje em muitas empresas vemos situações que nos deixam embravecidos ou desfavorecidos com certas atitudes. Costumo sempre buscar entender conceitos básicos que prevaleçam a integridade moral da instituição ou das pessoas, trabalho com muitas pessoas em um fluxo diário e isso tudo me fez entender o valor individual de cada um. Hoje muitas pessoas não sabem o que e quando realizar uma tarefa e é ai onde entra o papel de líder, o líder tem que ser capaz de servir, como já dizia o livro “O monge e o Executivo”, mas o líder tem que ser apenas um bom servidor?




Apenas Servir...



Dentro da minha opinião não creio muito nisso, um líder tem que saber valorizar o relacionamento nas três extremidades, um com você e o seu subordinado outro é a empresa com seu subordinado e por fim seu você com a empresa, diante desse conceito podem ter um vinculo de relacionamento coerente para os três lados.





Apropriação em busca de resultado...
Vou expor algo que se algum superior que já tive ler vai ficar decepcionado, nunca fiz algo por uma pessoa em especial, sempre valorizei o meu relacionamento com a empresa, sempre fiz pela empresa e pelo conjunto que ela representa, ou seja 'as pessoas' e sempre farei isso pela empresa que estiver, pois acredito que um líder não tem que ter colaboradores motivados em apenas agradar seu superior, mas sim em manter uma fidelidade com si mesmo e acima de tudo com ética e profissionalismo, assim se cria um profissional. Algumas pessoas sempre me questionam que alguém ou algum superior lhe fez algo desnecessário, simplesmente explico que o relacionamento de efetiva racionalização de resultado é com a empresa e busque ter uma coisa chamada resiliência.

Embora tudo que se tenha hoje seja uma percepção superficial sobre o assunto muitos lideres acreditam que esse é o melhor caminho, sempre tive minha vida como uma lição burocrática, as pessoas deveriam ter mais resiliencia diante nas situações de seu dia-a-dia. No livro “Códigos da Inteligência” Augusto Cury sugere como um código a ser desenvolvido por uma pessoa que é o código da resiliência ou pscicoadaptação como a capacidade de sobreviver às intempéries da existência. Definição de Resiliencia é a capacidade de um material de suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades. E também é a capacidade de esticar, de assumir formas e contornos para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência.
Muitas pessoas não têm ciência sobre a importância de se relacionar com as três pontas do vinculo profissional e fazem o oposto da resiliencia, que é extrapolar os limites do profissionalismo, qual a diferença entre seu superior e você, em minha opinião nenhuma, todos são especialistas em suas áreas e apenas isso.

Em meu trabalho tenho como missão apenas mostrar as pessoas que na vida tudo tem um sentido, por mais que exista algum tipo de adversidade também existe a redenção, é como aquela velha idéia para que algo exista algo tem que acontecer, ou ainda melhor embora todos venha a acreditar que teve um fim, na realidade aquela matéria apenas mudou de forma. Então sigo com minha idéia, suas opiniões são validas, desde que dado o momento certo, mas alguém sabe me dizer qual é o momento certo?

Valorize seu relacionamento com seus companheiros de trabalho e simbolize a sua maturidade com honestidade e caráter, que tenho certeza que saberá encontrar o seu momento.

Por: Sergio Soares

7 comentários:

  1. muitas vezes nosso momento nao se encaixa com o memonto da empresa!

    ResponderExcluir
  2. Mas... quem disse que não podemos criar nosso momento!!! a empresa exite como uma celula e podemos nos integrar a ela!!

    ResponderExcluir
  3. realmete podemos nos integrar, o único problema das celulas é quando velhas são renovadas.

    ResponderExcluir
  4. Nesse momento podemos nos mostrar adaptáveis a mudanças e aceita-las como uma chance de ser melhor.

    ResponderExcluir
  5. mudança adaptável, chance de ser melhor! gostei. aceita-las nem tanto!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem frisada! Aceita-las é perceptível, conquistar em você é o essencial.

    ResponderExcluir
  7. A tangibilidade das coisas nos remetem a ser quem somos queremos sempre ser melhores e é ai onde podemos conquistar essa vitoria muito bom texto.

    ResponderExcluir