sábado, 6 de junho de 2009

Uma breve discussão sobre Relacionamento Interpessoal


Muito se fala sobre relacionamento interpessoal e muitas pessoas discutem até qual seria a verdadeira essência, este tópico tem como objetivo trazer a tona uma questão imperceptível aos olhos de muitas pessoas e não apenas no vinculo profissional.

Sempre que um candidato se disponibiliza para realizar uma entrevista de trabalho, um dos pontos analisados é o comportamento do individuo mediante a esta característica comum em todos nós, somos todos os aprendizes em um mundo cotidiano.

Hoje as empresas diante de um cenário organizacional dinâmico e muitas vezes expressivo até demais buscam essa idealização em seus colaboradores o mundo corporativo predispõe muito a questão da política de relacionamento e em muitos casos acaba deixando de lado um ponto fundamental para seus parceiros.

No prelúdio da busca por conquistas empresariais, as empresas superaqueciam suas vitorias com trabalho árduo e ríspido, o cliente deveria ficar com o produto e independente de onde ou como foi feito, mas hoje as coisas mudaram o cliente quer ser uma peça fundamental em um produto que será seu e quem conquistar isso terá o maior numero de inserções no mundo competitivo. Onde este exemplo entra? Simples, para que tenha um grupo competitivo tenho que traduzir tudo isso em uma formação de equipe e a base de uma boa equipe é o bom relacionamento interpessoal que além de manter a equipe alinhada e preparada para possíveis adversidades também estará motivada para conquistar o sucesso, confiabilidade e segurança que são peças importantes.

No seu livro “Inteligências Múltiplas” Howard Gardner elabora uma teoria que define o comportamento interpessoal como uma inteligência, outros poderiam definir como uma habilidade, pois poderia ser aprendida com o tempo conforme muitos psicólogos a definem mundo a fora. Hoje acima de tudo quando nos deparamos com um profissional bem sucedido ele tem um relacionamento interpessoal muito bem definido mesmo como aspectos cognitivos similares a este como intrapessoal e neurolinguistica dentre outros.

Podemos definir a inteligência interpessoal de algumas formas, eis a que prefiro que esta aptidão é a capacidade de um individuo se relacionar, entender e introduzir-se em um ambiente de maior diversidade comportamental, pois a capacidade quando definimos inter que vem de fora como “Internacional” e pessoal que é de pessoa, podemos compreender que é o comportamento externo das pessoas, como quando você vê uma pessoa cometendo um ato, qualquer que seja o ato podemos identificar o que determinada pessoa fez a grosso modo, mas quando um entrevistado esta em frente a seu entrevistador esse sim usa da capacidade interpessoal para definir como determinada pessoa será no futuro ou se será confiável aceita-la.

Avaliando os aspectos comportamentais de um individuo no dia-a-dia podemos ter uma visão do que determinada pessoa possui, porém não teremos a capacidade de ver o futuro, por isso temos que ser assertivos quando nos deparamos com um profissional em escala de aumento, analisar como faz a psicologia em algumas fases, assim poderemos identificar qual é a verdadeira capacidade dessa pessoa.

Hoje então podemos viabilizar um comportamento remoto de cada ser, transforma-lo em um medicamento eficaz para a conquista de profissionais com um bom “Relacionamento Interpessoal”


Por: Sergio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário