sábado, 13 de junho de 2009

Como saber para se motivar?


Muitas pessoas acreditam que podem definir o futuro das outras e isso eu acredito decisivamente, porém muitas pessoas acreditam que conseguem motivar o outro e isso é muito comum vermos, tenho em mim uma opinião que difere disso. O caso é que quando você quer fazer algo o que lhe motiva a realizar? Essa é uma pergunta que requer uma resposta sincera.
Em muitos casos você tem opinião própria em outros ou você foi influenciado ou esteve perdido em sentimentos impulsivos. Afinal quando você encontra uma pessoa que sua capacidade cognitiva é relativamente baixa o que lhe propõe a fazer é simples você tende a estender-lhe a mão para ajudá-la indiferente do caso.
Quando você se depara com uma situação em que sua empresa precisa de resultados como de vendas ou precisa atingir alguns índices fundamentais para seu crescimento, como qualidade, por exemplo, qual a melhor forma de resolver a necessidade? Muitas pessoas acreditam que apenas criar uma campanha “motivacional” irá resolver o problema, o caso é que sem um embasamento não podemos direcionar nada para nem um lado, pois possivelmente teremos apenas perda de tempo, e não conseguiremos nada. Inicialmente acredito que não temos a capacidade de motivar ninguém, primeiro motivação não é vendida em prateleiras e também não posso emprestar a minha por alguns instantes, motivação vem de dentro e é intimo de cada individuo. Com base em muitas situações que presencio em diversos lugares percebo a tentativa de pessoas que querem motivar pessoas.

Defino uma opinião esclarecida sobre qual é a visão de uma estrutura organizacional simples imagine uma pirâmide em que no topo temos o Gerente, mais a baixo o Gestor, a baixo o Supervisor e no piso o chão de fabrica, tentar imaginar que um gerente irá gerir pessoas pode até ser considerado em algumas empresas como, por exemplo, em supermercados ou lojas, mas vamos concordar gerente é quem gerencia um fluxo com uma visão gerencialmente focada em resultados e números (lembremos que estamos falando de uma visão holística da coisa), com base nessa definição imagine um gerente no topo da pirâmide com uma visão bem gerencial e sem quase nenhuma visão direcionada para gestão de pessoas, agora imaginemos o Gestor que por sua vez é gerido pelo seu superior gerente que lhe buscas resultados exatos e se torna indiferente à forma que lhe foi atribuído o resultado, mas sim que ele existe. Gestor com uma visão misturada entre gerir pessoas e gerenciar números, podemos imaginar que ele seria um interlocutor filtrando informações entre pessoas e números, que por sua vez faz a gestão de um grupo de pessoas que são os supervisores, que esses sim terão uma visão dotada como contraria a de um gerente. O supervisor irá gestiona o chão de fabrica e com isso alavanca os resultados que serão a chave para o gerenciamento do seu Gestor que por sua vez irá atribuir um resultado gerencial sucinto para seu gerente.

Com base nessa opinião agora a coloco além da pirâmide com o Gerente em uma ponta e o supervisor em outra ou podemos definir, com gerenciamento de um lado e de outro a gestão de pessoas. Podemos fazer uma nova pirâmide mantendo as mesmas posições, porém apenas virando ao contrario ai teremos o conhecimento e a inteligência trabalhando juntas com uma percepção afunilada que atribuirá uma gestão de conhecimento esclarecida para atingir o que é necessário.

Bom, devem se perguntar o que tem a ver isso com aquilo, mas é simples acredito que uma gestão de pessoas é simplesmente administrar pessoas, porém apenas ela entenderá como motivar seu pessoal, pois em alguns casos o papel do gerente é de apenas gerenciar os números que alavanca seu negócio, ele apenas poderá realizar o balanço e as conquistas alcançadas por sua gestão de pessoas. Portanto entender esse fluxo de entrada, processo e saída de necessidades será fundamental para a captação de conhecimento.

Conclusão:

Lembra-se quando era criança, ou melhor, você já viu uma criança que tudo que direciona atenção pergunta por quê? Ela apenas tem necessidades de entender o que é ou para que sirva determinado objeto, e isso lhe transforma adulta com experiência e conhecimento e muitas pessoas não percebem que o que estão fazendo agora pode transformar o mundo lá fora, é como a teoria do caos uma batida de asa de uma borboleta na América do Sul poderá criar um Tufão do outro lado do mundo, então tentar compreender o fluxo, de onde veio, para onde vai e quais são as conseqüências poderíamos afirmar mais determinação para a vida de algumas pessoas, pois isso se chama conscientização. Portanto apenas mostre o caminho, que a motivação virá sozinha de dentro de qualquer um.

Por: Sergio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário