quarta-feira, 10 de junho de 2009

Recessão... Chegou a hora do Brasil


Agora é a hora de o brasileiro sofrer mais um pouco com a economia, esta semana o governo finalmente admitiu que o Brasil esta em recessão técnica, segundo eles, ou melhor, segundo o Ministro da Fazenda Guido Mantega o Brasil ainda esta em um bom patamar econômico e disso não duvido, porém vale a critica, como um pais que mantém a ordem econômica como sempre mencionado pelo próprio ministro esta em recessão? Não sabemos explicar, mas os números mostram, se avaliarmos em grosso modo o que acarreta uma recessão “Técnica” é uma queda do PIB (Produto Interno Bruto) em dois semestres seguidos e foi dito o que veio a acontecer. No final do ano passado o Brasil fechou o ano com um recuo econômico considerável e agora novamente isso acarretou no resultado, uma recessão considerável até simplória pelo governo.

O Governo.

Desde o inicio do Governo Presidencial nos anos 80 o Brasil sofreu algumas recessões, quem não se lembra na época das trocas repentinas de moeda, tudo isso para equilibrar a economia, porém tudo isso datado de um problema nacional. Agora é diferente o mundo passa por uma instabilidade econômica e paises como Estados Unidos, Alemanha e Japão já estão em recessão a muito tempo e só Deus sabe quando irão sair. O caso do Brasil é mais um estado de cautela, pois assim a taxa de juros será reduzida trazendo algum sentimento e a economia não poderá mesmo dar passos largos e isso é ruim para um pais que anda em uma situação de destaque no mundo, se analisarmos a economia nos últimos anos podemos chegar a seguinte conclusão o Brasil superou muitos problemas como a taxa de juros que no mundo somos campeões e detalhe é o que mais afeta são taxas altas, preços altos e isso para o consumidor é um problema. Imagine um carro que custa R$ 10.000,00 com os juros dependendo do financiamento poderá ter um aumento do valor total de até 50%, puxa isso é bárbaro de ruim.
Mas hoje 10/05/2009 o COPOM instituição/conselho que define as taxas de juros aplicadas no Brasil reduziu-a e foi uma redução aos olhos dos economistas como uma conquista, de 10,25% foi reduzida para 9,25%, para uma taxa que nos anos 80 e começo de 90 passava dos 400%, é formidável e economistas acreditam que poderá ter reduções ainda maiores, com o Brasil chegando a taxas a nível Mundo.

A interferência política.

Hoje vi uma ponto de vista interessante que foi mostrado no Jornal da Globo. A política não interfere no direcionamento da economia a questão é simples, basta ver todos os escândalos que acontecerem como mensalão e outros piores, a economia não saiu do ritmo e ainda podemos lembrar do risco Brasil que foi praticamente erradicado do nosso país com conquistas no ano de 2008 que atribuiu ao Brasil o titulo de pais confiável para investimento.
Porém a realidade é que estamos em recessão e essa recessão não irá embora nem tão cedo e precisamos entender o que o governo irá fazer para melhorar a situação.
Portanto embora estejamos em recessão temos que nos preocupar tanto com o andamento da política e da economia que devem ser consideradas prioridades em nosso cotidiano.

Por: Sergio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário