segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Andragogia – a arte e a ciência na aprendizagem do adulto


Sabemos que as crianças são totalmente dependentes, tal dependência que leva aos pais uma postura protetora e a exercer certa autoridade sobre elas. No inicio pelos pais, e posteriormente a responsabilidade passa a ser também dos professores. Com o passar dos anos, na adolescência o métodos mudam. A maturidade da fase adulta nos traz a independência. As experiências nos proporcionam aprendizados, os erros nos trazem vivências que marcam para toda a vida. Somos, então, capazes de criticar e analisar situações, fazer paralelos com as experiências já vividas, aceitar ou não as informações que nos chegam.

Foi por isso que o norte-americano Malcolm Knowles criou o método chamado Andragogia, que nada mais é a arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem, ou um modelo Pedagógico para o ensino de adultos.
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O adulto como aprendiz tem características diferentes da criança, e o Professor Dr. Gilberto Teixeira, comenta estas características levantadas por Knowles, que ao atingir a idade adulta o individuo modifica seu auto-conceito de dependente para independente, ele acrescenta uma certa experiência diferente da criança, tem sua motivação cada vez mais orientada para buscar e desenvolver seu papel social e modifica sua perspectiva de tempo; isto é, conhecimento com aplicação imediata.

Mas por sua vez o modelo Andragogico é baseado em vários pressupostos diferente do modelo pedagógico:

- A necessidade do saber: Os adultos tem a necessidade de saber por que eles precisam aprender algo, antes de aprende-lo.
- Auto-conceito de aprendiz: Os adultos tem o auto-conceito de serem responsáveis por suas decisões, por suas próprias vidas.
- O papel das experiências dos aprendizes: Os adultos, por terem vívido mais tempo, acumulam mais experiências do que na fase criança/adolescente, em conseqüência da sua educação.
- Prontos para aprender: Os adultos estão sempre dispostos a aprender, com o objetivo de resolver a vida real.
- Orientação para aprendizagem: Diferente da educação das crianças. O adulto está centrado na sua vida, seus problemas e suas tarefas, na orientação para sua aprendizagem.
- Motivação: Alguns adultos tendem a motivação externa (maior salário, melhor emprego), mais pesquisas mostram que o maior motivador é o interno (auto-estima, qualidade de vida).

O método Andragogico não é centrado apenas somente no ensino do adulto, Rodrigo Goecks em sua pesquisa “Educação de Adultos – Uma abordagem Andragógica” nos diz a respeito dos métodos Andragógicos nas empresas, e que estes conceitos estão se expandindo para a Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Marketing, Comunicação, Processos de Qualidade, etc., menciona ele, desde simples reuniões até complexos projetos de Planejamento Estratégico estão seguindo métodos baseados em conceitos Andragógicos.

Algumas empresas já perceberam as vantagens e rapidamente implantaram programas de formação para transformarem seus funcionários em facilitadores permanentes dentro da organização. A lição que Rodrigo Goecks deixa com isso é: “ O comprometimento com o sucesso de um novo projeto é imediato quando todos os envolvidos saem da posição de espectadores para a posição de participantes.”


Por: Jéssica Manhi

2 comentários:

  1. Um tema resumido e com aspctos fundamentados. A andragogia hoje tão presente na vida das pessoas e invisivel aos olhos das pessaos que passa despercebido... Peça fundamental na educação e aprendizagem adulta. Parabéns Jéssica pelo tema.

    Sergio Soares

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  2. Seu tema foi bem explorado, leitura de facil compreensão parabens.... Jesica.

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