domingo, 16 de agosto de 2009

Como encantar seus clientes


Hoje diante de muitas situações as grandes empresas se desdobram para conseguir crescer mais, contudo os funcionários precisam de uma motivação ou de um ponto para impacto mensurável e coerente. Assim todos tentam conquistar sua ascensão das formas mais complexas possíveis, sendo que existe uma forma que é exposta no titulo de Bob Miglani, escritor do livro “Como encantar seus clientes”, nesse livro Bob conta suas experiências como atendente no balcão de uma sorveteria que pertence a sua família, ele expõe de forma clara e exemplificada como encantar seus clientes, com apenas bom relacionamento e simples dicas uma das formas mais efetivas de atender a demanda que lhe é oferecida. Esse livro é uma lição para quem pretende melhorar seu atendimento, tanto para um executivo como para um atendente de linha de frente de uma empresa, além de viabilizar o processo de atender também serve para sua vida pessoal, pois mostra o relacionamento de família constituída em anos de existência desta sorveteria.
Mesmo como a historia da Michels de Jack Michell, Bob nos traz uma obra que segue apenas uma filosofia para alavanca seus negócios, o relacionamento com seus clientes. Detalhes como saber o nome dos seus principais clientes, conhecer suas preferências, poupar imprevistos e fideliza-los desde o entregador até o presidente mundial de franquias faz parte do atributo que ele nos expõe. Seriedade e compromisso são palavras que definem junto ao relacionamento com clientes os pontos cruciais para alavanca seus negócios ou aumentar sua lista de network.

Um bom exemplo de atendimento

Em um trecho do livro Bob acabara de chegar se seu trabalho, ele havia chegado de uma viagem de cinco dias por alguns paises, bob faz parte de uma empresa importante e uma das maiores do mundo (no livro ele não expõe o nome da empresa), contudo ele chega direto para a loja e vai para traz do balcão, ele costuma fazer isso aos finais de semana para ajudar seus pais, contudo em um atendimento um garoto o chamou de burro. Fico imaginando Bob tem um emprego, ele é um importante executivo em uma das maiores empresas do mundo que faz parte da fortune 500 (listas das empresas mais ricas do mundo) e tem um cargo de extrema responsabilidade, conseguiu se controlar e respeitar seu cliente, engoliu um grande sapo e é isso que uma empresa deve fazer, pois o cliente jamais voltaria em um lugar onde as pessoas te respondem e como Bob disse ‘eu não voltaria’. O cliente merece respeito, tudo dentro de um relacionamento justo e conciso, por mais que ele te deixe irritado, lembre-se, ele é seu Cliente.

Na minha opnião o relacionamento é um dos pontos mais importantes, devem ser levados muito em consideração para empresas prestadoras de serviço, pois a imagem da empresa se reflete com o relacionamento com seus clientes.

Bob Miglani trabalha a 13 anos em uma companhia da fortune 500. Muito respeitado em sua área, esta sempre procurando encontrar novos consumidores e desenvolver novas parcerias inovadoras. No fim de semana, ele atende um outro tipo de cliente, na loja Daire Quem da Família.


Por: Sergio Soares

3 comentários:

  1. isso nao vale apenas para como encarar clientes, mas como agir com pessoas, nao importa sua classe social ou seu cargo importante e sim o saber se relacionar com pessoas, tendo respeito e educação com gente como a gente!

    ResponderExcluir
  2. Então caro amigo,o ser humano em si já carrega inúmeros impedimentos de um relacionamento concreto e amigavél, sempre um querendo levar vantagem sobre o outro e isso na hora da "negociação" se é esse o assunto, o que conta é o poder de persuasão, qual indico ler "O Principe de Maquiável" claro que há vezes em que extraímos o máximo e conseguimos êxito, no entanto há aquelas situações em que realmente temos que ceder para não nos encontrarmo numa situação inconveniente. De tudo vale um pouco, principalmente se empático,entretanto não podemos nos deixar levar pelas emoções, mas sim agir de forma racional. Respeito a todos os seres humanos, isso não tem valor......

    ResponderExcluir
  3. Oi, B dia!
    Sou o Dauto, gerente comercial da Specially Cosméticos, você não me conhece, peguei seu contato através do google.
    Recentemente fiz um estudo aprofundado do livro “Como encantar seus clientes”, livro muito simples e pratico. A partir disto fiz um vídeo curso inteiramente grátis.
    Gostaria de saber se é do seu interesse divulgar em seu blog?
    Duvidas estou à disposição.
    Att Dauto.

    ResponderExcluir