sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Analise de SWOT


Hoje venho a falar sobre um tema interessante a analise de SWOT e suas funções.

Em muitas empresas sejam elas pequenas ou grandes sempre existe um momento onde há a necessidade da criação de um planejamento estratégico, em função destes momentos como conquista de novos clientes, ou até mesmo na necessidade de criação de um novo produto precisamos ter uma base concisa e forte para um melhor posicionamento das ideias de mercado.

Na administração e Marketing existe uma forma eficiente para chegar a essa base, a analise de SWOT. Com uma dedução simples essa ferramenta que foi criada por dois professores da Harvard Business School:
Kenneth Andrews e Roland Christensen, nos trás uma eficácia perfeita.

O termo SWOT é uma sigla que agrupa quatro palavras da língua inglesa, são elas, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil a SWOT é conhecida como FOFA ou FODA, que viabiliza o nosso entendimento.

Na pratica essa ação é aplicada em dois ambientes, ambiente interno com (forças e fraquezas) e no ambiente externo (oportunidades e ameaças), em muitas situações podemos usá-las, a prática para esse uso é simples, primeiro tenho que conhecer o mercado que pretendo entrar e também conhecer muito bem o meu negócio. Reconhecer todos os meus pontos fracos e fortes já é um começo.

A análise de SWOT ou FOFA pode ser usada de forma abrangente como, pesquisa de mercado, reposicionamento de marca, criação de novos produtos, avaliação de marca, market share dentre outros, até em sua vida se ela pode ser uma importante aliada para a mudança.

Usando a Ferramenta

Daremos inicio com o ambiente interno, vamos avaliar agora as forças e fraquezas de determinada empresa. Vamos usar como exemplo de força fatores como: qualidade de produto, eficiência de logística e flexibilidade (esses exemplos são abrangentes, portanto deve-se analisar muito bem a empresa), como fraqueza vamos usar exemplos como: falta de qualidade no atendimento ao cliente e comunicação.
Agora vamos avaliar o ambiente externo, nesse cenário devemos conhecer o mercado como um todo além de concorrentes. Vamos usar como exemplo de Oportunidade: mercado em crescimento no Brasil, criação de novas políticas que possibilitam a venda de nossos produtos. Agora exemplos de ameaças: novos concorrentes do mercado internacional.
Com base nesse cenário podemos criar um planejamento para a contensão de maiores problemas e realização de melhorias em meu potencial, elaboração de um plano para recuperar meus pontos fracos e transforma-los em força, engajar nas oportunidades e ter cautela com as ameaças.

Repare que de uma analise simples já temos uma base importante para reconhecer onde devo tocar e com assertividade conquistar o mercado, no ambiente interno vejo meu próprio nariz e no ambiente externo aproveito o que tenho de oportunidade e nas ameaças... Bom, nas ameaças terei muita cautela e tenho que saber trabalhar com ela e acima de tudo tentar ser o melhor.

Valorizando as minhas potencialidades e curando minhas feridas terei mais eficiência no meu planejamento. Rentabilidade, reconhecimento e maior participação de mercado, isso é uma conseqüência que faz parte de um objetivo tangível para qualquer empresa, agora caso ela queira ser a segunda colocada, ou seja, a primeira derrotada vá fundo.

Por: Sergio Soares

3 comentários:

  1. O conhecimento é tudo. Adoro seus textos e aprendo muito com eles! Sempre sábio. Um beijo Serginho

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  2. a informação é algo que só tiram de nos se realmente deixarms de busca-la.
    adorei! TMJT.

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