sábado, 16 de janeiro de 2010

Possibilidades com apenas um click


Hoje cresce o numero de possibilidades, mas o mundo anda muito exigente com todos e tudo acaba se tornando um pouco mais complexo, será que isso é verdade?

Hoje quero falar sobre a internet e as possibilidades que ela nos permite aproveitar, um meio de comunicação de baixo custo e eficiente, que te permite desde ganhar dinheiro até perder dinheiro, contudo temos preocupações e também temos algumas vantagens.

O que você precisa está aqui...

A internet hoje te possibilita comprar, vender, pesquisar, namorar, manter algum tipo de relação e também até ser famoso, apenas deve saber usar a ferramenta. O que você precisa está sim aqui na internet, se quiser comprar um computador você pesquisa na internet como o site da DELL, Casas Bahia, Buscapé e outros mais e provavelmente comprará mais em conta do que na loja e receberá em casa, coisa que antigamente teríamos que andar e muito para encontrar o melhor preço (Ps. sempre veja a procedência do site e se realmente consiste, por isso dei estes nomes como exemplo).
Se precisar de uma nova casa, poderá encontrar a que precisa, se algum dia precisar viajar pode comparar preços e comprar a passagem pela internet, se precisar de uma namorada poderá encontrar na internet, pagar as contas também é uma possibilidade, enfim você pode quase tudo aqui pela grande rede. Pelo contrario crimes são comuns desde e-mails até arquivos que são muito interessantes, normalmente prêmios muito cobiçados, então muita cautela.

E você que adora a grande rede, tentou encontrar possibilidades aqui?

Alguns dias atrás no Jornal da Globo vi uma reportagem onde dizia que jovens ganham dinheiro apenas jogando games e tem gente que paga por isso, pelo simples fato de que para criar um “avatar” de determinado jogo precisa ganhar batalhas e algumas fases e isso demora algum tempo, por esse motivo algumas pessoas compram os “avatares” prontos ou melhor preparados para que assim possam se divertir. Isso é negocio é possibilidade.
Se você é um estudante e precisa encontrar alguma informação para fazer trabalhos específicos existe o Google “Acadêmico” que está na própria página do buscador mais famoso do mundo no link “mais”, se nunca viu pode ficar tranqüilo você sempre passou ao lado dele quando clicou no link “Orkut”. Nele você tem informações valiosas para suas pesquisas, ele é exclusivo para esses fins e me ajudou quando estava na faculdade, além dele tem outros links importantes para o dia-a-dia, tem pesquisa de blog, Earth, Livros, Maps e outros, além também da Wilkipedia, a enciclopédia livre mais conhecida do mundo.

Se você não estuda está desempregado e fica reclamando que não consegue um emprego descente, também pode buscar meios de conseguir um emprego na internet e sem sair de casa, como? Apenas usando seu “Orkut” “Facebook” “MySpace” e o que mais gosto “Twitter” as comunidades ou pessoas que segue poderá definir quem você é, se você é uma pessoa que está em uma comunidade que diz “Eu odeio trabalhar” isso pode minimizar suas possibilidades. Você deve estar se perguntando o que tem haver uma coisa com a outra, não diria que tudo, mas parte tem, o “Orkut” não é só um site de relacionamento para azarar as menininhas ou para arrumar alguns garotinhos, ele pode ser uma ferramenta interessante para você fazer sua marca e isso é muito importante, hoje grandes empresas e agências tem comunidades ou pro files para além de divulgarem seus produtos também contratar profissionais a altura do que sua empresa precisa, a melhor idéia é manter o seu pro file do Orkut com conteúdo responsável não bilobado, todos os sites de relacionamento como os que citei “ai em cima” tem um campo onde você coloca o que esta pensando (Myspace) o que esta fazendo (Twitter), enfim aquela é uma mensagem importante e que deve sempre ser atualizada, diga o que esta fazendo ou pensando seja você mesmo lembre-se além de diversão a internet te deixa a mostra para o mundo aproveite o que tem de melhor.
Tenho um exemplo comigo mesmo, antes de entrar na faculdade sempre fui ruim em algumas matérias e nunca me dava tão bem em pré vestibulares afinal sou humano e não nasci sabendo tudo, mas foi por meio da grande rede que consegui informação importante para a minha sobrevivência (não estou exagerando), conquistei informação usando as ferramentas necessárias, sites que me ensinaram tudo o que precisava naquele momento me deram a oportunidade de realizar um sonho que sempre tive, o de fazer uma faculdade e é com ela que consigo deixar em aberto minhas opiniões, então caso precisa de algo recorra a ela a internet.

Se você costuma ficar o dia inteiro na internet, entenda quanto tempo fica no MSN, Orkut e outros sites de relacionamento apenas “teclando/falando” com amigos e quanto tempo fica na Wikipédia ou fazendo algo construtivo. É, esse site pode te ensinar desde o “Big Bang” até o “Big Brother”, de fato é muito útil para quem tem a necessidade de usá-lo, mas não fique bravo o mundo das suas possibilidades quem cria é você mesmo, e não reclame do porque sua empresa não te valoriza, pois primeiro você precisa se valorizar.

Um breve flash Back: ...o mundo anda muito exigente com todos e tudo acaba se tornando um pouco mais complexo, será que isso é verdade?
...ou será que nós mesmos não estamos preparamos para as possibilidades, o crescimento é real e temos que acompanhá-lo, pois afinal como Shakespeare já diz “plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores” e completo reagindo ao que ele mesmo diz em outro trecho “não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte” isso nos remete ao pensamento de que as possibilidades existem, basta saber enxergar, é como já disse em textos anteriores, o verdadeiro empreendedor pensa, cria e executa e acima de tudo vê possibilidade onde todos vêem apenas “qualquer coisa”. Ninguém nasceu sabendo tudo e quem disser pra mim que sabe como Augusto Cury cita em seu livro Códigos da Inteligência, “não é um simples homem é Deus”.
Por: Sergio Soares

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A que ponto chegou à televisão brasileira?


Hoje estive olhando algumas reportágens na TV “UOL”, os comentários do apresentador do programa nos trás de uma caracteristica informal sobre os aspectos que giram em torno da TV, é incrível como as emissoras conseguem se denegrir.
Quem sofre as conseqüências são os telespectadores. Como todos dizem “o dinheiro sobe a cabeça das pessoas” a cobiça deixa as pessoas mais “perversas”.
As emissoras Redes Record e Globo iniciaram praticamente uma guerra que é fácil entender os motivos, poucas pessoas entendem o porquê, mas é suficientemente claro se partirmos do principio “dinheiro". Uma emissora com mais audiência, conquistar os melhores merchandisings por assim dizer, e com isso os melhores valores, hoje a disputa pela audiência esta claramente vista por todos e o telespectador está mais esperto, porém não menos burro, pode dizer que “fieis” e “telespectadores", são enganados em ambas as emissoras, com versões ignorantes umas entre as outras de acusações que mais parece briga de criança.
A rede Record tem a “cara de pau” de parar a sua programação para mencionar supostos delitos cometidos pela concorrente rede Globo, nos cultos da Igreja Universal como mencionado o programa “Ooooops” da TV UOL, os fieis sentem-se afetados pelas acusações da rede Globo, e se podemos dizer até manipulados (a igreja pede que não assistam a Globo, pede que seja reirado o canal de suas televisões com programações em seus aparelhos) isso nós da a margem que precisamos para entender que o prejudicado não é o dono da emissora mas sim a população, ambas emissoras são importantes na cultura desse pais, mas não tem o direito de tratas seus principais interesses de lado, devem perceber que acima de tudo temos que ser éticos e não perder o controle da nossa EDUCAÇÃO.
Ora a Globo acusa a Record de plágio, ora outra a Record levanta hipótese de que a globo está maquiando os dados de audiência (caso abordado na própria Record em sua programação decorrente ao apagão no Brasil no ultimo mês) isso é uma vergonha para nosso pais, onde já temos muito no que se preocupar como governantes corruptos.
Não defendo nenhuma das duas, em minha opinião temos que buscar nossas conclusões e definir o que assistir, nem a Record e muito menos a Globo estão no caminho certo, pois, pouco a pouco estarão caindo e caindo até não poderem mais sair do buraco, estão criando uma imagem que denigre a todos, onde já se viu retirar dinheiro de inocentes para “bancar” o sustento e contratos milionários de uma emissora que quer apenas o primeiro lugar em audiência, isso me deixa consternado, em que ponto chegou, cadê à evolução do mundo, a sabedoria das pessoas. Dizem que na igreja você encontra pessoas com sabedoria, pessoas que se dizem representantes de Deus, por favor, não usem o nome dele para seus crimes para sua “patifaria”.

Qual a definição para essas pessoas? COITADOS, enganam os pobres com falsas promessas e embutem ricos para maior riqueza.
No Brasil temos uma diferença social que assusta quando olhada, o rico é rico demais e o pobre é pobre demais, nem em paises mais pobres que o Brasil temos uma diferença tão consideravel.

Até onde vamos chegar com essa briga inútil por dinheiro, quando vamos concluir essa fase mórbida, fútil, retórica mal falada e quando teremos realmente pessoas que possam erguer a justiça e fazer o melhor para todos?


Por: Sergio Soares

domingo, 4 de outubro de 2009

Eu sei...


Eu sei que tudo que podemos fazer é pra sempre e, também sei que isso nunca vai ser o bastante.
Eu sei que tudo que sei não é pra todos, é pra tudo, e saber não é a verdade absoluta na vida, um dia um alguém me disse, não acredite em tudo que te dizem, acredite no que seu coração quiser fazer, pois, sem saber fará o que ao menos não se arrependerá.
Sonhar nunca foi e nunca será a realização de nada, mas será o principio de tudo.
Eu sei que assim que chegar onde quero, vou querer ser mais e quando quiser mais sempre vou querer mais.
Olhar pra longe não significa que terei visão de futuro, mas sim que tenho expectativas para o amanhã.
Serei sempre um pequeno homem preso dentro de um mundo plural e não um grande homem dentro de um universo singular.
Eu sei que todos os dias serão diferentes e voláteis, e que nunca será difícil para aquele que acredita na eficiência de ser um grande homem em um mundo plural.
Diversidade não é sinal de problema, é sinal de oportunidade, amor não é sinal de felicidade e sim de conquista...
Aprendi que aprender não é a coisa mais importante, mas o importante é saber o que aprender, saber o que amanhã não se sabe nos dará mais força para tentar conquistar mais um dia de vivencia e não de sobrevivência.
Aprendi o que sei, mas não sei o que ainda serei se não depender de mim, será tão claro e escuro como o não saber que o dia amanhecerá, com uma grande chance de ser feliz.
Ah e eu sei que enquanto estou vivo não vivo o bastante para ser quem necessariamente quero ser.
Eu ainda sei que o que sei hoje pode ser o que me salavará amanhã, e sei que o quero pra mim desejo para o outro.
E sei que se você me ler saberá que quero ser como você quer que seja em seu amor.


Por: Sergio Soares

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Andragogia – a arte e a ciência na aprendizagem do adulto


Sabemos que as crianças são totalmente dependentes, tal dependência que leva aos pais uma postura protetora e a exercer certa autoridade sobre elas. No inicio pelos pais, e posteriormente a responsabilidade passa a ser também dos professores. Com o passar dos anos, na adolescência o métodos mudam. A maturidade da fase adulta nos traz a independência. As experiências nos proporcionam aprendizados, os erros nos trazem vivências que marcam para toda a vida. Somos, então, capazes de criticar e analisar situações, fazer paralelos com as experiências já vividas, aceitar ou não as informações que nos chegam.

Foi por isso que o norte-americano Malcolm Knowles criou o método chamado Andragogia, que nada mais é a arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem, ou um modelo Pedagógico para o ensino de adultos.
.
O adulto como aprendiz tem características diferentes da criança, e o Professor Dr. Gilberto Teixeira, comenta estas características levantadas por Knowles, que ao atingir a idade adulta o individuo modifica seu auto-conceito de dependente para independente, ele acrescenta uma certa experiência diferente da criança, tem sua motivação cada vez mais orientada para buscar e desenvolver seu papel social e modifica sua perspectiva de tempo; isto é, conhecimento com aplicação imediata.

Mas por sua vez o modelo Andragogico é baseado em vários pressupostos diferente do modelo pedagógico:

- A necessidade do saber: Os adultos tem a necessidade de saber por que eles precisam aprender algo, antes de aprende-lo.
- Auto-conceito de aprendiz: Os adultos tem o auto-conceito de serem responsáveis por suas decisões, por suas próprias vidas.
- O papel das experiências dos aprendizes: Os adultos, por terem vívido mais tempo, acumulam mais experiências do que na fase criança/adolescente, em conseqüência da sua educação.
- Prontos para aprender: Os adultos estão sempre dispostos a aprender, com o objetivo de resolver a vida real.
- Orientação para aprendizagem: Diferente da educação das crianças. O adulto está centrado na sua vida, seus problemas e suas tarefas, na orientação para sua aprendizagem.
- Motivação: Alguns adultos tendem a motivação externa (maior salário, melhor emprego), mais pesquisas mostram que o maior motivador é o interno (auto-estima, qualidade de vida).

O método Andragogico não é centrado apenas somente no ensino do adulto, Rodrigo Goecks em sua pesquisa “Educação de Adultos – Uma abordagem Andragógica” nos diz a respeito dos métodos Andragógicos nas empresas, e que estes conceitos estão se expandindo para a Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Marketing, Comunicação, Processos de Qualidade, etc., menciona ele, desde simples reuniões até complexos projetos de Planejamento Estratégico estão seguindo métodos baseados em conceitos Andragógicos.

Algumas empresas já perceberam as vantagens e rapidamente implantaram programas de formação para transformarem seus funcionários em facilitadores permanentes dentro da organização. A lição que Rodrigo Goecks deixa com isso é: “ O comprometimento com o sucesso de um novo projeto é imediato quando todos os envolvidos saem da posição de espectadores para a posição de participantes.”


Por: Jéssica Manhi

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Analise de SWOT


Hoje venho a falar sobre um tema interessante a analise de SWOT e suas funções.

Em muitas empresas sejam elas pequenas ou grandes sempre existe um momento onde há a necessidade da criação de um planejamento estratégico, em função destes momentos como conquista de novos clientes, ou até mesmo na necessidade de criação de um novo produto precisamos ter uma base concisa e forte para um melhor posicionamento das ideias de mercado.

Na administração e Marketing existe uma forma eficiente para chegar a essa base, a analise de SWOT. Com uma dedução simples essa ferramenta que foi criada por dois professores da Harvard Business School:
Kenneth Andrews e Roland Christensen, nos trás uma eficácia perfeita.

O termo SWOT é uma sigla que agrupa quatro palavras da língua inglesa, são elas, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil a SWOT é conhecida como FOFA ou FODA, que viabiliza o nosso entendimento.

Na pratica essa ação é aplicada em dois ambientes, ambiente interno com (forças e fraquezas) e no ambiente externo (oportunidades e ameaças), em muitas situações podemos usá-las, a prática para esse uso é simples, primeiro tenho que conhecer o mercado que pretendo entrar e também conhecer muito bem o meu negócio. Reconhecer todos os meus pontos fracos e fortes já é um começo.

A análise de SWOT ou FOFA pode ser usada de forma abrangente como, pesquisa de mercado, reposicionamento de marca, criação de novos produtos, avaliação de marca, market share dentre outros, até em sua vida se ela pode ser uma importante aliada para a mudança.

Usando a Ferramenta

Daremos inicio com o ambiente interno, vamos avaliar agora as forças e fraquezas de determinada empresa. Vamos usar como exemplo de força fatores como: qualidade de produto, eficiência de logística e flexibilidade (esses exemplos são abrangentes, portanto deve-se analisar muito bem a empresa), como fraqueza vamos usar exemplos como: falta de qualidade no atendimento ao cliente e comunicação.
Agora vamos avaliar o ambiente externo, nesse cenário devemos conhecer o mercado como um todo além de concorrentes. Vamos usar como exemplo de Oportunidade: mercado em crescimento no Brasil, criação de novas políticas que possibilitam a venda de nossos produtos. Agora exemplos de ameaças: novos concorrentes do mercado internacional.
Com base nesse cenário podemos criar um planejamento para a contensão de maiores problemas e realização de melhorias em meu potencial, elaboração de um plano para recuperar meus pontos fracos e transforma-los em força, engajar nas oportunidades e ter cautela com as ameaças.

Repare que de uma analise simples já temos uma base importante para reconhecer onde devo tocar e com assertividade conquistar o mercado, no ambiente interno vejo meu próprio nariz e no ambiente externo aproveito o que tenho de oportunidade e nas ameaças... Bom, nas ameaças terei muita cautela e tenho que saber trabalhar com ela e acima de tudo tentar ser o melhor.

Valorizando as minhas potencialidades e curando minhas feridas terei mais eficiência no meu planejamento. Rentabilidade, reconhecimento e maior participação de mercado, isso é uma conseqüência que faz parte de um objetivo tangível para qualquer empresa, agora caso ela queira ser a segunda colocada, ou seja, a primeira derrotada vá fundo.

Por: Sergio Soares

domingo, 16 de agosto de 2009

Como encantar seus clientes


Hoje diante de muitas situações as grandes empresas se desdobram para conseguir crescer mais, contudo os funcionários precisam de uma motivação ou de um ponto para impacto mensurável e coerente. Assim todos tentam conquistar sua ascensão das formas mais complexas possíveis, sendo que existe uma forma que é exposta no titulo de Bob Miglani, escritor do livro “Como encantar seus clientes”, nesse livro Bob conta suas experiências como atendente no balcão de uma sorveteria que pertence a sua família, ele expõe de forma clara e exemplificada como encantar seus clientes, com apenas bom relacionamento e simples dicas uma das formas mais efetivas de atender a demanda que lhe é oferecida. Esse livro é uma lição para quem pretende melhorar seu atendimento, tanto para um executivo como para um atendente de linha de frente de uma empresa, além de viabilizar o processo de atender também serve para sua vida pessoal, pois mostra o relacionamento de família constituída em anos de existência desta sorveteria.
Mesmo como a historia da Michels de Jack Michell, Bob nos traz uma obra que segue apenas uma filosofia para alavanca seus negócios, o relacionamento com seus clientes. Detalhes como saber o nome dos seus principais clientes, conhecer suas preferências, poupar imprevistos e fideliza-los desde o entregador até o presidente mundial de franquias faz parte do atributo que ele nos expõe. Seriedade e compromisso são palavras que definem junto ao relacionamento com clientes os pontos cruciais para alavanca seus negócios ou aumentar sua lista de network.

Um bom exemplo de atendimento

Em um trecho do livro Bob acabara de chegar se seu trabalho, ele havia chegado de uma viagem de cinco dias por alguns paises, bob faz parte de uma empresa importante e uma das maiores do mundo (no livro ele não expõe o nome da empresa), contudo ele chega direto para a loja e vai para traz do balcão, ele costuma fazer isso aos finais de semana para ajudar seus pais, contudo em um atendimento um garoto o chamou de burro. Fico imaginando Bob tem um emprego, ele é um importante executivo em uma das maiores empresas do mundo que faz parte da fortune 500 (listas das empresas mais ricas do mundo) e tem um cargo de extrema responsabilidade, conseguiu se controlar e respeitar seu cliente, engoliu um grande sapo e é isso que uma empresa deve fazer, pois o cliente jamais voltaria em um lugar onde as pessoas te respondem e como Bob disse ‘eu não voltaria’. O cliente merece respeito, tudo dentro de um relacionamento justo e conciso, por mais que ele te deixe irritado, lembre-se, ele é seu Cliente.

Na minha opnião o relacionamento é um dos pontos mais importantes, devem ser levados muito em consideração para empresas prestadoras de serviço, pois a imagem da empresa se reflete com o relacionamento com seus clientes.

Bob Miglani trabalha a 13 anos em uma companhia da fortune 500. Muito respeitado em sua área, esta sempre procurando encontrar novos consumidores e desenvolver novas parcerias inovadoras. No fim de semana, ele atende um outro tipo de cliente, na loja Daire Quem da Família.


Por: Sergio Soares

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Profissionalismo? Onde?









Hoje em muitas empresas vemos situações que nos deixam embravecidos ou desfavorecidos com certas atitudes. Costumo sempre buscar entender conceitos básicos que prevaleçam a integridade moral da instituição ou das pessoas, trabalho com muitas pessoas em um fluxo diário e isso tudo me fez entender o valor individual de cada um. Hoje muitas pessoas não sabem o que e quando realizar uma tarefa e é ai onde entra o papel de líder, o líder tem que ser capaz de servir, como já dizia o livro “O monge e o Executivo”, mas o líder tem que ser apenas um bom servidor?




Apenas Servir...



Dentro da minha opinião não creio muito nisso, um líder tem que saber valorizar o relacionamento nas três extremidades, um com você e o seu subordinado outro é a empresa com seu subordinado e por fim seu você com a empresa, diante desse conceito podem ter um vinculo de relacionamento coerente para os três lados.





Apropriação em busca de resultado...
Vou expor algo que se algum superior que já tive ler vai ficar decepcionado, nunca fiz algo por uma pessoa em especial, sempre valorizei o meu relacionamento com a empresa, sempre fiz pela empresa e pelo conjunto que ela representa, ou seja 'as pessoas' e sempre farei isso pela empresa que estiver, pois acredito que um líder não tem que ter colaboradores motivados em apenas agradar seu superior, mas sim em manter uma fidelidade com si mesmo e acima de tudo com ética e profissionalismo, assim se cria um profissional. Algumas pessoas sempre me questionam que alguém ou algum superior lhe fez algo desnecessário, simplesmente explico que o relacionamento de efetiva racionalização de resultado é com a empresa e busque ter uma coisa chamada resiliência.

Embora tudo que se tenha hoje seja uma percepção superficial sobre o assunto muitos lideres acreditam que esse é o melhor caminho, sempre tive minha vida como uma lição burocrática, as pessoas deveriam ter mais resiliencia diante nas situações de seu dia-a-dia. No livro “Códigos da Inteligência” Augusto Cury sugere como um código a ser desenvolvido por uma pessoa que é o código da resiliência ou pscicoadaptação como a capacidade de sobreviver às intempéries da existência. Definição de Resiliencia é a capacidade de um material de suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades. E também é a capacidade de esticar, de assumir formas e contornos para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência.
Muitas pessoas não têm ciência sobre a importância de se relacionar com as três pontas do vinculo profissional e fazem o oposto da resiliencia, que é extrapolar os limites do profissionalismo, qual a diferença entre seu superior e você, em minha opinião nenhuma, todos são especialistas em suas áreas e apenas isso.

Em meu trabalho tenho como missão apenas mostrar as pessoas que na vida tudo tem um sentido, por mais que exista algum tipo de adversidade também existe a redenção, é como aquela velha idéia para que algo exista algo tem que acontecer, ou ainda melhor embora todos venha a acreditar que teve um fim, na realidade aquela matéria apenas mudou de forma. Então sigo com minha idéia, suas opiniões são validas, desde que dado o momento certo, mas alguém sabe me dizer qual é o momento certo?

Valorize seu relacionamento com seus companheiros de trabalho e simbolize a sua maturidade com honestidade e caráter, que tenho certeza que saberá encontrar o seu momento.

Por: Sergio Soares